HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL


O Império Inca surgiu a partir da chamada “Confederação Cuzquenha”, expandindo seus territórios e criando um complexo sistema administrativo. Sobre as realizações dos incas, que possibilitaram sua expansão, podemos considerar:

 

I – O urbanismo desenvolvido, com a construção de uma imponente capital, Cuzco.

II – A criação de um sistema de irrigação e da produção agrícola em chinampas.

III – A construção de estradas para transporte de alimentos e cargas, ligando todo o Império.

IV – A criação de técnicas de metalurgia e tecelagem, nunca antes utilizadas na região Andina, que impulsionaram o comércio.

 

As afirmativas corretas estão contidas em:

 


II e IV apenas.


I, II, III e IV.


I e II apenas.


I, II e III apenas.


I e III apenas.

Os incas constituíram uma grande civilização que dominou uma ampla faixa de terras pelo território sul-americano. De acordo com seu mito de criação, o povo inca se fixou inicialmente na região de Cuzco e teve como primeiro grande líder Manco Capac. A partir de sucessivas conquistas militares os incas se tornariam os povos hegemônicos na região, expandindo e consolidando um poderoso império. Sobre o Império Inca, analise as afirmativas a seguir:

 

I - O Estado era centralizado, com o poder político concentrado nas mãos do Inca, o imperador, e sua sociedade era rigidamente hierarquizada.

II - A agricultura, base da sua economia, era praticada nas montanhas andinas, por meio de um sofisticado sistema de produção, que incluía a irrigação e a adubação.

III - O domínio do Império se estendia ao longo da cordilheira dos Andes, ocupando parte dos atuais territórios da Colômbia (sul), Equador (norte), Peru, Bolívia, Chile (norte) e Argentina (noroeste).

IV - Cultuavam um deus Sol (Inti) criador e protetor da vida e da natureza, seguiam uma doutrina monoteísta e, para ele, foram construídos diversos templo.

 

É correto o que se afirma em:

 


I, II, III e IV.


III e IV, apenas.


I, III e IV, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III, apenas.

A Mesoamérica constitui uma das regiões de maior diversidade ecológica e geográfica do continente americano, onde se desenvolveram as altas culturas do México e da América Central, como os olmecas, os maias e os toltecas. Em virtude disso, esses povos possuíam algumas características comuns, tais como:

 

I - O cultivo do milho como base de alimentação e principal elemento da economia.

II - A construção de pirâmides escalonadas e a prática do jogo de pelota.

III - A utilização de práticas de autoflagelação e de canibalismo com finalidades religiosas.

IV - A alta produção cultural (cerâmica, esculturas, pinturas) e a crença num deus único, o deus jaguar.

 

É correto apenas o que se afirma em:


I e III


I e II 


II e IV


II, III e IV


I, II e III

Leia com atenção:

Apesar do declínio e da dispersão de sua população, os povos maias não desapareceram totalmente da história e sua diversidade étnica e linguística sobrevive até hoje. A conquista espanhola dizimou boa parte da população maia existente, mas muitos sobreviveram e conseguiram resistir ao domínio colonial espalhando-se pela região, criando novas formas de manter viva sua cultura e suas tradições. (BORGES, Ana Cristina. América Nativa I: do primitivo povoamento às civilizações da Mesoamérica. In: América anterior à conquista, 2010, p.28)

 

Dentre os fatores que levaram ao declínio dos maias e ao abandono de suas cidades, podemos destacar:

 


guerras internas, destruição dos templos, dominação territorial asteca e expansão do império.


disputas pelas sucessão do império, colapso das cidades, incêndios e guerras internas.


colapso das cidades, guerras internas, mudanças climáticas e queda das lideranças político-religiosas.


longos períodos de seca e fome, disseminação de doenças, invasão espanhola e sincretismo religioso.


invasão espanhola, colapso do império, guerras com povos vizinhos e destruição dos templos.

Ao contrário das colônias espanholas, em que a Igreja Católica controlava a vida social e religiosa, as colônias inglesas foram marcadas pela diversidade de religiões e seitas religiosas, embora isso não significasse maior tolerância. Sobre o aspecto religioso das colônias inglesas analise as afirmativas a seguir:

 

I – Os puritanos calvinistas, que habitavam as colônias ao Norte, foram os grupos mais intolerantes, criaram uma Igreja forte e autoritária que perseguia e punia quem contestasse suas normas.

II – Os quackers, que se estabeleceram na colônia da Pensilvânia, eram considerados mais liberais, pregavam a liberdade religiosa e a paz entre os indivíduos.

III – Os grupos católicos habitavam as colônias do Sul, por serem em número majoritário dominaram os maiores territórios para estabelecer suas igrejas e dioceses.

 

É correto o que se afirma em:

 


II e III, apenas.


I e II, apenas.


II, apenas.


I, II e III.


I e III, apenas.

No século XVIII, os escravos representavam 40% da população da colônia da Virgínia e cerca de 20% da população total das Treze Colônias. A escravidão negra era mais presente nas colônias do Sul, mas o racismo era institucionalizado em toda a América do Norte. Sobre a condição dos escravos nas colônias inglesas, analise as afirmativas a seguir:

 

I – Segundo as leis da Virgínia, a condição de escravo era determinada pela mãe, assim, mesmo a criança sendo filhos de ingleses ela já nascia sendo um escravo.

II – Nas colônias sulistas os escravos batizados numa religião cristã deixavam a condição de escravidão e passavam a ser tratados como servos por contrato.

III – Os castigos corporais eram bastante comuns e intensos como forma de punir os escravos, sendo que os senhores ou capatazes não recebiam qualquer punição caso algum escravo viesse à morte.

IV – Com o crescimento do número de escravos, algumas colônias do Sul criaram leis de proteção aos negros, inserindo-os na sociedade colonial e assegurando-lhes alguns direitos básicos, como saúde e educação.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


II e III.


II e IV.


I, II e III.


I, III e IV.


I e III.

A conquista da América se deu de formas particulares, variando de acordo com a sociedade e a cultura dos povos subjugados. Sobre o processo de conquista dos Impérios Asteca e Inca pelos espanhois, analise as afirmativas a seguir:

 

I - O conquistador Hernán Cortez reconheceu os astecas como superiores, admirando as civilizações indígenas da América, fato que não permitiu nenhuma aliança entre o conquistador e os nativos.

II - A vitória espanhola foi sem dúvida ajudada pelas divisões políticas e étnicas do mundo indígena asteca e inca. Dessa forma, foram os próprios índios que forneceram a Cortez e Pizarro a maior parte de seus exércitos de conquista.

III - A conquista da América não alterou em nada a economia europeia, já que grande parte do ouro e prata retirados, principalmente do México e Peru, retornaram à América como investimentos no comercio de manufaturas.

IV - O conquistador Pizarro já havia estabelecido relações com os nativos durante a década de 1520, fato que lhe possibilitou uma vantagem em relação a Atahualpa, soberano inca na época da Conquista do Peru (1531).

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


II e IV.


II e III.


I e III.


I, II e III.


II, III e IV.

A Igreja Católica na América espanhola foi organizada a partir de uma alta hierarquia eclesiástica herdada da metrópole. Dessa organização merece destaque a criação de missões e reduções, cujo papel fundamental era:

 


cuidar de consagrações, de nomeações e do funcionamento judicial da Igreja.


exercer violenta censura sobre as atividades intelectuais e perseguir os hereges.


promover a evangelização dos índios e integrá-los no processo de colonização.


ser responsável pela obra missionária, pela legislação dentro do sínodo diocesano e pela instrução dos padres nos seminários.


estabelecer um conjunto das ordens e congregações religiosas para seguir as regras de vida cristã.

Os astecas foram um povo guerreiro, sua sociedade era dirigida por militares escolhidos entre os quatros chefes militares de maior prestígio que tinham controle de toda a população. A dominação militar dos Astecas contribuiu para que eles formassem um império:

 


dominador, que se expandiu sobre o planalto Mexicano.


guerreiro, que se expandiu sobre a região Andina.


descentralizado, sem influências sobre outros povos.


amistoso, sem interesses de dominação.


fraco e dominado por outros povos.

Apesar de possuir traços comuns com as civilizações anteriores, a cultura maia é uma das mais fascinantes que se desenvolveu na América Central e México, atingindo um elevado grau de desenvolvimento. Sobre as características expressivas dos Maias podemos apontar:

 

I - O governo era centralizado em uma única pessoa, o imperador Maia, que chegava ao poder eleito pelo conselho sacerdotal, que além das funções religiosas atuavam como juízes de direito.

II - Possuíam uma economia de base agrária, cujo principal produto era o milho, mas também possuíam intenso comércio, desenvolviam a tecelagem e a ourivesaria.

III - Possuíam conhecimentos científicos ligados à agronomia, astronomia e matemática, que permitiram a elaboração do calendário agrícola, de um sistema de numeração e de um calendário solar de 365 dias.

 

É CORRETO o que se afirma em:

 


II, apenas.


III, apenas.


II e III, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.

Páginas: 12345678